Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Total de Visitas: 12325    
Online: 1
 
 

Nossa Cidade

História

O Doutor Sady Silva, que em 1945 exercia o cargo de Chefe da 5ª Inspetoria de terras, do Departamento de Geografia, Terras e Colonização do Estado do Paraná resolveu iniciar, nas proximidades da Colônia Mourão, por ele organizada, em Patrimônio, com o fim de atrair colonos e povoar a região.

As primeiras pessoas a se estabelecerem no Núcleo foram José Silvério, José Rios e D. Candinha Alves. Em 1946 vieram para a localidade os Senhores Sezinando Ribas, nomeado Guarda-Forestal e Administrador da Colônia; Silvino Lopes de Oliveira, Sargento radiotelegrafista da Força Pública do Estado; e o Dr. Daniel Portela, médico. Foram pioneiros da abertura do Patrimônio Ernesto Mateus, Narciso Simão, Vinício Vecchi, Alfredo Ferreira, Armindo Sartorelli, José Couto Costa, Emídio Bueno e Domingos Camargo Ribas.

Sem chegar a ser distrito, em 1951 foi criado o Município de Peabiru.

O topônimo Peabiru, provém do termo indígena, que significa "rumo ao sertão" - denominação dada pelo Dr. Sady Silva.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Peabiru, pela lei estadual nº 790, de 14-11-1951, desmembrado dos municípios de Foz de Iguaçu e Campo Mourão. Sede na localidade de Peabiru, atual distrito. Constituído de 3 distritos: Peabiru, Araruna e engenheiro Beltrão. Instalado em 14-12-1952.

Pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembra do município de Peabiru o distrito de Araruna. Elevado à categoria de município. Sob a mesma lei desmembra do município de Peabiru o distrito de engenheiro Beltrão. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

 



Última atualização: 03/06/2020 15:25:26
2020 © Todos os direitos reservados